Bem vindo ao Poderoso News!

19 de outubro de 2025 11:27

Bem vindo ao Poderoso News!

19 de outubro de 2025 11:27

STJ autoriza, pela primeira vez, registro civil com gênero neutro

Foto: Divulgação

Decisão histórica reconhece direito de pessoa não-binária à identidade autopercebida, mesmo sem legislação específica

Em decisão inédita e unânime, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou, nesta terça-feira (7), que uma pessoa seja registrada oficialmente com gênero neutro. O julgamento marca um avanço no reconhecimento de identidades não-binárias no Brasil e estabelece um importante precedente para casos semelhantes.

O caso envolveu uma pessoa que, após passar por cirurgias e tratamento hormonal para adequação de gênero, percebeu que não se identificava nem como homem nem como mulher. Diante disso, buscou na Justiça o direito de ser reconhecida como gênero neutro.

A relatora do processo, ministra Nancy Andrighi, destacou a complexidade da situação e o sofrimento enfrentado pela pessoa requerente. “A pessoa usufruía de um sexo, pediu para alterar para outro, inclusive com cirurgia e hormônios […] Não era aquilo que estava passando no coração e na cabeça dela. Eu fiz uma pesquisa, a questão é muito dramática”, afirmou.

Para Andrighi, a decisão reflete um olhar mais humanizado da Justiça diante das múltiplas expressões de identidade de gênero. “Esse ser humano deve estar sofrendo muito. Converter-se naquilo que ela imaginava que seria bom e depois perceber que também não era aquilo… não deu certo”, completou.

Sem lei específica, mas com respaldo constitucional

Apesar de o Brasil ainda não contar com uma legislação específica que regulamente o uso do gênero neutro em registros civis, os ministros do STJ basearam sua decisão no direito fundamental à dignidade da pessoa humana e no reconhecimento da identidade autopercebida, já respaldados por precedentes do Supremo Tribunal Federal (STF).

A ministra Daniela Teixeira reforçou esse entendimento e ressaltou o papel do Judiciário na proteção das pessoas trans e não-binárias. “É o famoso direito à felicidade já chancelado pelo STF. A pessoa trans precisa e merece ser protegida pela sociedade e pelo Judiciário. É dar o direito à autoidentificação, é garantir o mínimo de segurança que pessoas binárias têm desde o nascimento”, afirmou.

Reconhecimento e impacto jurídico

A decisão do STJ representa a primeira vez que o gênero neutro é oficialmente reconhecido em um registro civil no país. O julgamento amplia o entendimento jurídico sobre identidade de gênero, que até então considerava apenas a possibilidade de transição entre os gêneros binários, masculino e feminino.

A medida também contrasta com diretrizes mais restritivas do Conselho Federal de Medicina (CFM), que regulam procedimentos de transição de gênero, e fortalece a compreensão de que a identidade de gênero vai além da conformidade física ou biológica.

Precedente para novos casos

O reconhecimento do gênero neutro pelo STJ abre caminho para que outras pessoas não-binárias possam buscar o mesmo direito na Justiça. A decisão reforça o papel do Judiciário na promoção da inclusão e no respeito à diversidade, sinalizando uma mudança de paradigma na forma como o sistema jurídico brasileiro trata as questões de identidade de gênero.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Governo do Tocantins participa do lançamento da 2ª edição do projeto Defensorias do Araguaia

Governo do Tocantins participa do lançamento da 2ª edição do projeto Defensorias do Araguaia

O Governo do Tocantins participou, nesta quarta-feira (20), do lançamento da 2ª edição do projeto Defensorias do Araguaia, realizado em

Silas Malafaia fica em silêncio em depoimento à PF e é alvo de operação autorizada pelo STF

Silas Malafaia fica em silêncio em depoimento à PF e é alvo de operação autorizada pelo STF

O pastor Silas Malafaia permaneceu em silêncio durante depoimento prestado à Polícia Federal (PF). Em mensagem enviada ao portal g1,

Prefeitura de Gurupi avança com obras de pavimentação em diferentes setores da cidade

Prefeitura de Gurupi avança com obras de pavimentação em diferentes setores da cidade

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, segue avançando com importantes obras de pavimentação que visam

Veja quem são as vítimas do acidente que matou estudantes da UFPA e motoristas

Veja quem são as vítimas do acidente que matou estudantes da UFPA e motoristas

Tragédia na BR‑153 Na madrugada de quarta-feira (16), um grave acidente na BR‑153, em Porangatu (Goiás), resultou na morte de

Gurupi acelera obras de drenagem com foco em sustentabilidade e qualidade de vida

Gurupi acelera obras de drenagem com foco em sustentabilidade e qualidade de vida

Investimentos em infraestrutura urbana impulsionam desenvolvimento sustentável e proteção ambiental no município As obras de infraestrutura urbana em Gurupi seguem

Redes Sociais

error: Content is protected !!