Bem vindo ao Poderoso News!

13 de outubro de 2025 18:45

Bem vindo ao Poderoso News!

13 de outubro de 2025 18:45

MPTO aciona Justiça para exigir ações de saúde mental e prevenção ao suicídio nas forças de segurança

Foto: Divulgação

Estado e município de Palmas têm 90 dias para apresentar plano concreto com medidas de apoio psicológico, cursos obrigatórios e exames anuais

Palmas – O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (Gaesp), ingressou com uma ação civil pública (ACP) com pedido de liminar para obrigar o Estado do Tocantins e o município de Palmas a implementarem, em até 90 dias, medidas efetivas de apoio à saúde mental e de prevenção ao suicídio voltadas aos profissionais das forças de segurança pública.

A ação é assinada pelos promotores de Justiça Paulo Alexandre Rodrigues de Siqueira e Rafael Pinto Alamy, membros do Gaesp, e abrange diversos órgãos, entre eles: Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Cidadania e Justiça, Comando-Geral da Polícia Militar, Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Delegacia-Geral da Polícia Civil, Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, e Superintendência da Guarda Metropolitana de Palmas.

Plano de ação detalhado

De acordo com o MPTO, os entes públicos devem apresentar, no prazo de 90 dias, um Plano Detalhado de Prevenção e Posvenção ao Suicídio e de Apoio à Saúde Mental, conforme determina a Lei Federal nº 14.531/2023 e as diretrizes do Programa Pró-Vida. Entre os pontos mínimos exigidos, estão:

  • Acompanhamento médico e psicológico contínuo para os agentes;
  • Capacitações e ações de conscientização sobre saúde mental e prevenção ao suicídio;
  • Canais de escuta e apoio acessíveis e confidenciais;
  • Estabelecimento de metas, indicadores e cronograma de execução.

A liminar solicitada prevê ainda a implementação de cursos anuais obrigatórios sobre saúde mental e exames médicos e psicológicos periódicos para todos os integrantes das corporações, a fim de identificar precocemente transtornos mentais e oferecer o suporte necessário.

Dados preocupantes

A ação do MPTO se baseia em dados alarmantes. Entre 2019 e 2023, 743 policiais militares do Tocantins solicitaram afastamento das funções por questões relacionadas à saúde mental — o que representa uma média de quase um afastamento a cada três dias.

No cenário nacional, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023 apontou 183 suicídios de policiais civis e militares em atividade nos anos de 2022 e 2023, evidenciando uma crise silenciosa que também reflete na realidade local.

Histórico de omissão

Em abril de 2014, o Ministério Público já havia expedido recomendação para que as instituições elaborassem um plano de prevenção ao suicídio entre os agentes de segurança. Contudo, segundo o MPTO, a falta de efetividade das medidas levou o órgão a buscar providências judiciais.

“Persistindo a omissão e diante da urgência da situação, que ameaça a vida dos servidores e compromete o funcionamento adequado da segurança pública, não restou alternativa senão recorrer à Justiça”, destacam os promotores na ação.

Próximos passos

O MPTO aguarda decisão judicial sobre o pedido de liminar. Caso a Justiça acolha o pleito, Estado e município terão prazo improrrogável de três meses para estruturar e começar a executar as ações exigidas. A omissão poderá acarretar sanções administrativas e judiciais.

A iniciativa reforça a necessidade de políticas públicas de saúde mental voltadas a profissionais que atuam sob elevada pressão e risco, e cujo bem-estar é essencial para a proteção da sociedade como um todo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Governo do Tocantins participa do lançamento da 2ª edição do projeto Defensorias do Araguaia

Governo do Tocantins participa do lançamento da 2ª edição do projeto Defensorias do Araguaia

O Governo do Tocantins participou, nesta quarta-feira (20), do lançamento da 2ª edição do projeto Defensorias do Araguaia, realizado em

Silas Malafaia fica em silêncio em depoimento à PF e é alvo de operação autorizada pelo STF

Silas Malafaia fica em silêncio em depoimento à PF e é alvo de operação autorizada pelo STF

O pastor Silas Malafaia permaneceu em silêncio durante depoimento prestado à Polícia Federal (PF). Em mensagem enviada ao portal g1,

Prefeitura de Gurupi avança com obras de pavimentação em diferentes setores da cidade

Prefeitura de Gurupi avança com obras de pavimentação em diferentes setores da cidade

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, segue avançando com importantes obras de pavimentação que visam

Veja quem são as vítimas do acidente que matou estudantes da UFPA e motoristas

Veja quem são as vítimas do acidente que matou estudantes da UFPA e motoristas

Tragédia na BR‑153 Na madrugada de quarta-feira (16), um grave acidente na BR‑153, em Porangatu (Goiás), resultou na morte de

Gurupi acelera obras de drenagem com foco em sustentabilidade e qualidade de vida

Gurupi acelera obras de drenagem com foco em sustentabilidade e qualidade de vida

Investimentos em infraestrutura urbana impulsionam desenvolvimento sustentável e proteção ambiental no município As obras de infraestrutura urbana em Gurupi seguem

Redes Sociais

error: Content is protected !!